segunda-feira, 18 de junho de 2018

Dia do Químico



Dia do Químico é comemorado em 18 de junho.
A Química é o ramo da ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, incluindo solo, água, ar, poluentes, minerais e metais, bem como sua composição e propriedades.

Origem do Dia do Químico

O Dia do Químico é celebrado no dia 18 de junho, pois foi nessa data que o antigo presidente, Juscelino Kubitschek, assinou a Lei n° 2.800/1956, também conhecida por "Lei Mater dos Químicos", que criou os Conselhos Federais e Regionais de Química e regulamentava a profissão.
Para tornar-se um Químico, o estudante pode optar por vários cursos superiorescomo: engenharia química, engenharia de alimentos, engenharia de plásticos, química industrial, química (bacharelado e/ou licenciatura).
É preciso gostar muito de matemática, análise de dados, pesquisa e ter capacidade de administrar informações a fim de transformar elementos em produtos.

Químicos Brasileiros

Apesar do país não ter forte tradição acadêmica e científica, nem por isso o Brasil deixou de ter bons profissionais na área. Abaixo, destacamos alguns:
Horácio Macedo (1925-1999)
Maurício Oscar da Rocha e Silva (1910-1983)
Otto Gottlieb (1920-2011)
Isaías Raw (1927)

Mensagens para o Dia do Químico

  • Homenageamos esse versátil profissional que atua sem sabermos em nossas vidas. Desde os alimentos que consumimos aos carros que dirigimos. Seu trabalho é fundamental para a evolução da humanidade. Parabéns!
  • A abrangência da química é ilimitada, podendo estar em muitos outros ramos desde a Arte, que usa verniz, solvente, pigmentos em seus trabalhos, e o Direito, na Química Forense. Por trás disso há um profissional gabaritado. Parabéns!





Por: Simone Novaes

Simone Novaes

Simone Novaes: Nova blogueira

            A Locutora, repórter e mestre de cerimônias Simone Novaes, traz mais uma novidade ao seu gigantesco curriculum: Blogu...