segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Campus Floresta do IF Sertão-PE realiza Mostra Técnica e Científica


No dia 10 de outubro acontece a V Mostra Técnica e Científica do campus Floresta do IF Sertão-PE com apresentação de projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelos discentes do ensino médio e superior, sob orientação de docentes do campus. Durante manhã, tarde e noite o campus estará de portas abertas para os visitantes interessados em conhecer os trabalhos investigativos, experimentos científicos, jogos, propostas de inovações para a sociedade, e projetos tecnológicos.



A Mostra contará apresentações nas mais diversas áreas como tecnologia, práticas pedagógicas, biologia, agropecuária, agricultura, matemática, nanotecnologia, história, saúde e empreendedorismo, dentre outras. As atividades da Mostra serão divididas em apresentações orais, na qual cada aluno terá 15 minutos para demonstrar a relevância e resultados das atividades realizadas; e apresentações em banner, destinadas a alunos cujas pesquisas ainda estão em processo inicial.

De acordo com o professor Deivd Porto, membro da comissão organizadora do evento, a Mostra Técnica e Científica também tem por missão aproximar a ciência e a pesquisa da comunidade “o evento incentiva os alunos a se apresentarem, divulgar o que estão produzindo e mostrar para a sociedade local o que a gente desenvolve aqui no IF Sertão-PE, mostrar para a comunidade que temos vida aqui dentro”, afirmou Porto.
No dia 10 de outubro, das 9h às 12h serão realizadas apresentações orais de 27 trabalhos em fase de finalização. Das 14h às 17h20 acontecerá a apresentação de 31 trabalhos em banner de projetos que estão em fase inicial ou sendo reconduzidos, além de exposição de experimentos científicos, de robótica, instrumentos de biologia, jogos, dentre outros.

Os trabalhos serão avaliados por comissão própria e às 17h os melhores de cada categoria de projeto receberão menção honrosa em reconhecimento à relevância e boa condução do projeto.

No período noturno, das 19h às 21h, a programação contará com apresentações de projeto de ensino dos cursos de licenciatura em química; casos de sucesso de alunos egressos do curso de Gestão da tecnologia da Informação e, ainda, roda de conversa com os servidores técnicos administrativos do campus Floresta sobre gestão e atividades na administração.

Para o professor Leon Lima a Mostra Técnica e Científica tem papel relevante na formação dos alunos para as diversas práticas da ciência, dentre elas a participação em eventos de divulgação científica. “O evento também tem como objetivo treinar os alunos para a Jornada de Iniciação Científica e Extensão – JINCE que reúne todas as pesquisas realizadas nos campi do IF Sertão-PE, além de quebrar o nervosismo dos alunos quando forem apresentar fora da instituição em eventos científicos”, disse León Lima.

Dentre os trabalhos apresentados muitos têm aplicabilidade prática no dia-a-dia da população como Agricultura familiar e sistemas de cultivo de 3 clones de palma forrageira; DUPPA- dispositivo eletrônico emissor de ondas ultrassônicas voltado para redução de acidentes automobilísticos envolvendo animais nas rodovias brasileiras; Fábrica escola de laboratório de realidade virtual; Empreendedorismo- gerenciamento eficaz e capacitação de microempreendedores e empreendedores autônomos; Projeto carroceiro- a importância do bem-estar animal na rotina do trabalho; unidade produtiva de biogás e energia.


Os trabalhos que serão apresentados fazem parte dos projetos de Iniciação Científica PIBIC e PIBIC Jr. , Projetos de Inovação Tecnológica PIBIT IF Sertão-PE e PIBIT CNPQ; e Programa Institucional de Projetos e Bolsas de Extensão -PIpBEX Técnico e Superior.


Elidiane Poquiviqui
Tecnóloga em Comunicação Institucional
Jornalista e Radialista

IF Sertão-PE Campus Floresta

Por: Simone Novaes

Simone Novaes

Simone Novaes: Nova blogueira

            A Locutora, repórter e mestre de cerimônias Simone Novaes, traz mais uma novidade ao seu gigantesco curriculum: Blogu...